quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tecnologia digital: ferramenta de emancipação ou ameaça à liberdade de expressão?

   Em meio a atmosfera essencialmente capitalista em que vivemos, a expansão da tecnologia digital em nossas vidas é galopante. O desenvolvimento de aparelhos eletrônicos que desempenham cada dia mais funções, protagonizam o mercado do consumo, tornando possível aos usuários a integração instantânea com qualquer parte do mundo.Em face a linha tênue existente entre as facilidades e benefícios agregados a tecnologia, e os entraves originados do excesso desses mecanismos constrói uma dicotomia do poder.Vantagens e desvantagens travam um duelo sobre terrenos contemporaneos.
   Sem dúvida, o avanço da tecnologia digital abriu muitas portas.A exemplo de algumas empresas de grande porte, que já adotaram o uso de aplicativos que permitem a comunicação rápida e fácil dos funcionários, para marcar/desmarcar reuniões, compromissos, viagens, a fim de garantir uma otimização do tempo e da produtividade. Graças ao acesso digital, a distancia física e as barreiras culturais foram amenizadas, ao tornar possível uma maior proximidade entre pessoas que apesar de estarem geograficamente distante, podem compartilhar do mesmo tempo e espaço em uma mesma rede social ou aparelho digital.Os benefícios foram grandiosos! A tecnologia é uma ciência transformadora. Quando utilizada a favor da sociedade torna-se uma ferramenta poderosa e  precursora de bons frutos, facilitando nossos cotidiano.O grande desafio é utilizar o que de bom ela tem a nos oferecer sem que deixemos que essa força virtual nos controle e nos faça perder o senso de convivência.
  Não por acaso prega-se o equilibrio em todas suas vertentes quando o assunto é tecnologia, uma vez que quer se usufruir do melhor sem deixa-lo tornar-se um vício. Ao se tratar de tecnologia digital, é preciso deixar claro que por mais que pensemos que o que é divulgado tem um poder inofensivo, a proporção continua tendo alcance global.E não me hesito em dizer que, muito embora alguns usuários acreditem ter suas liberdade de expressão 'ameaçadas' quando sofrem algum tipo de censura ou repressao na internet, é mais do que necessário que haja uma constituição para os terrenos virtuais, afinal assim como as relações sociais possuem regras e limites, não deve ser diferente no terreno da internet só porque a ação é digital.


Um comentário: