domingo, 20 de outubro de 2013

Fantasia: força motriz e/ou força alienadora?

 Saber discernir o universo das ideias daquele que constitui nossa realidade propriamente dita é o primeiro passo para poder caminhar seguramente nos trilhos da fantasia, sem que esta se torne a diretriz de nossas vivências. Em outras palavras, ter a capacidade de sonhar e idealizar metas é maravilhoso, essencial para o progresso humano, no entanto, permanencer constantemente em um universo paralelo, alegórico e fantasioso, nos faz perder a verdadeira noção do concreto, do que é real e do que somos em essência.
 Sem duvida, existe uma linha tênue entre o real e o imaginário, uma vez que tudo aquilo que existe hoje, já foi anteriormente protagonizado no campo das ideias. Isaac Newton, Santos Dummont e outras entidades que se tornaram célebres por suas grandes invenções, lançaram mão da imaginação para projetarem seus experimentos, produto do inconsciente. A fantasia é, um elemento poderoso e transformador, até porque no mundo tão mecanizado e cheio de intempéries que vivemos hoje, é confortável saber que ainda sim nos resta um 'universo das possibilidades', o qual nomeamos por imaginário, que nos permite traduzir nossos mais íntimos desejos e codifica-los em nosso plano mental.Isso alivia os problemas e torna a vida mais leve.
 Na medida certa, a fantasia é um instrumento catalisador, nos estimula a concretizar aquilo que ainda habita apenas em nossos pensamentos, e nos faz acreditar que é possível personifica-los.Sem ideais a serem alcançados, qual sentido teria a vida? Evidentemente, nenhum. A vontade humana de evoluir, ter sucesso pessoal, profissional e afetivo, provém, a principio, de uma idealização contruída no ambito mental, equacionado a partir da imaginação, da fantasia. Sonhar é acreditar na vida! "Tudo que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário