segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Nuances do tempo

Em toda a trajetória do homem, o tempo sempre foi um instrumento transformador, capaz de edificar e restabelecer valores conforme ele passa. Seja em períodos de intempéries ou em eras de glórias, é a oscilação da vida e do tempo que permite ao homem tomar para si a capacidade de superação e a maturidade para saber sair da ‘zona de conforto’ quando é preciso. É certo que somos reflexos das nossas experiências.A grande diferença entre um sábio e um ignorante está justamente na habilidade de lidar com os imprevistos e a aptidão de ser resiliente diante das transformações ‘obrigatórias’ exigidas pela vida.
Na linha do tempo, as experiências do passado e presente nos servem de referenciais para projetarmos o futuro, é através delas que nos tornamos mais flexíveis e tolerantes com situações que as vezes tentam nos cortar caminho e destruir o que há de mais precioso em nós: a esperança. Esperança de alcançar nossos sonhos, nossas metas e prioridades. A vida nos ensina todos os dias um pouco do que realmente tem valor, lapidando nosso senso moral a cada decepção e a cada perda. No manual da vida não há receita pronta, mas os ingredientes os quais usamos para viver são fundamentais para determinar o resultado final. A velha máxima que diz que "é vivendo que se aprende" é uma paráfrase de tudo aquilo que discorre aos nossos olhos sempre que levamos uma rasteira da vida. E via de regra sempre levantamos mais fortes e maduros, abertos a mudanças, as quais são tão necessárias para construirmos nosso verdadeiro eu.
O tempo para muitos é remédio, é conforto, é ansiedade, ou mesmo vontade de ter de volta todos àqueles bons momentos vividos e os ruins para sempre esquecidos. A verdade é que o poder de transformação que adquirimos durante os anos de vivência são resultado do bom e do ruim, do triste e do alegre, das vitórias e derrotas, enfim, do conjunto de contradições as quais a vida nos submete. “O tempo é rei, a vida uma lição”. Na escola da vida, só se aprende vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário