quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um viva a tecnologia

Sabe-se que à medida que o mundo e suas tecnologias vão evoluindo, as relações sociais e os meios pelos quais elas se estabelecem também se modificam. Haja vista que a inserção de determinados meios de comunicação, como o telefone e a internet, no cotidiano do homem, facilitou muito a realização de tarefas anteriormente burocráticas, além de permitir o contato fácil e instantâneo entre as pessoas. Sem dúvida caminhamos para a era da ‘mecanização global’, e isso nos faz refletir sobre os efeitos controversos da presença desses aparelhos no atual contexto do século XXI.

  É incrível como a noção de comunicação mudou nas ultimas décadas. Antigamente a única forma de estabelecer uma comunicação a distancia, seja por motivos pessoais ou políticos, era através da carta ou do telégrafo, que além de serem ferramentas restritas e ‘elitizadas’, demoravam a chegar ao destinatário. Hoje, as comunicações em rede permitem a democratização das informações quase que instantaneamente, é possível estar atualizado no que acontece em todo mundo por meio da internet, além da possibilidade de estabelecer contato, mesmo que não seja direto, com pessoas do mundo inteiro. Sem duvida o advento da internet foi uma das conquistas que mais catalisaram o ritmo desenvolvimentista e globalizado da nação. 
Porém, é importante considerar que o aperfeiçoamento dos meios de comunicação condiciona o homem a uma postura de comodismo e dependência, até porque tudo aquilo que passa a fazer parte da nossa rotina, sobretudo proporcionando praticidade nas funções diárias, exerce uma espécie de ‘coerção mecanizada’ sobre nossas atividades. É impossível imaginarmos o mundo sem a presença do telefone celular, da televisão ou da internet, são instrumentos indispensáveis para qualquer ação que tenha como principio a comunicação.
Diante disso, é certo afirmar que os meios de comunicação hoje atuam de maneira transformadora sobre a vida e o cotidiano das pessoas, precisamos e dependemos deles para nos inserirmos no teatro social e estarmos por dentro do que acontece ao nosso redor. Tecnologia é sinônimo de avanço, desenvolvimento, seja em qualquer área que esta esteja relacionada,sobretudo quando o ramo é comunicação, temos a nosso serviço uma serie de ferramentas que tornam nosso mundo muito mais fácil e dinamizado.E viva a tecnologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário