terça-feira, 12 de junho de 2012

Professor: profissão em perigo

É bem verdade que ao longo das ultimas décadas, vem ocorrendo uma contínua inversão de valores sociais, sobretudo na área da educação, que a princípio se inicia em casa, pelos pais, e ademais é complementada e sistematizada pela escola, pela equipe de docentes. Acontece que o conceito de respeito, ética e disciplina vem se perdendo em meio às tendências ‘liberais’ das novas gerações, fazendo com que a ausência de valores morais impostos aos jovens dentro de casa, tenha reflexo direto na conduta dos mesmos dentro do colégio, o que explica a freqüente incidência de ameaças, violências e desrespeitos direcionados a figura do professor, que vem perdendo seu verdadeiro valor dentro da sociedade, sua autoridade e real função: formar cidadãos por meio do ensino. 

Acontece que o fator responsável por essas mudanças substanciais nos valores morais, sobretudo na relação entre professor e aluno se encontra no tipo de educação que os jovens recebem dos pais, que de modo geral não estabelece limites nem preparo para que saibam enfrentar adversidades e idéias contrarias as deles de modo civilizado, de tal modo que se sentem no direito de humilhar, subordinar e mau tratar o próximo, no caso especifico o professor, quando estes não os ‘agrada’. Exemplo disso aconteceu no inicio de 2010, quando um estudante de Belo Horizonte matou com uma facada o professor universitário, de 39 anos, alegando ter feito isso por ser perseguido pelo professor, que não o passou de ano. Seria cômico se não fosse trágico. É essa a realidade que vivem esses profissionais da educação; a todo momento a mídia nos noticia com fatos semelhantes a esse, em que professores são literalmente vítimas dos alunos. Uma relação que era pra ser harmônica e produtiva para ambos, torna-se uma espécie de terrorismo em quatro paredes. Lamentável!

Sem dúvida, atuar como professor em pleno século XXI não é uma tarefa fácil, até porque as condições para que se execute realmente a função de um docente são mínimas, começando pelo baixo investimento governamental aplicado na área da educação, os baixos salários voltados para esses profissionais, que inclusive são considerados os mais baixos dentre as carreiras universitárias, além estarem passiveis a ameaças, desrespeitos e agressões vindas dos alunos, sobretudo em escolas estaduais, perdendo gradativamente sua autoridade juntamente com a motivação de exercer seu papel, tornando de sua profissão um martírio. Indiscutivelmente os professores merecem um olhar especial, pois são eles a base de todo um complexo de valores, são eles os responsáveis por transmitir o conhecimento necessário para a formação de grandes profissionais, que permitem o funcionamento de uma nação, são eles os precursores de futuros jovens humanistas, são eles que fazem de seu ofício um espaço para compartilhar seu conhecimento. Ser professor é uma escolha muito nobre, uma profissão digna de ser reconhecida e valorizada tal qual merece, para que possa descontruir-se o paradigma negativo a certa deste ofício, tão pouco valorizado.

É preciso acreditar na educação, pois ainda que pareça um processo complexo a longo prazo, a solução para resgatar-se o respeito aos professores e provar sua verdadeira importância a sociedade, está no estabelecimento de uma parceria entre família, escola e governo, cada segmento cumprindo seu papel, para possamos reerguer os valores do respeito, da ética e da disciplina, contando com compremetimento do governo em fornecer recursos qualitativos e estimulantes para a classe de professores, aumentando os salários e as condições de vida, estabelecendo uma relação harmônica e favorável dentro das escolas, para que estas possam cumprir a tão bela arte do ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário